segunda-feira, 9 de novembro de 2009


A palavra MENTE (vem do latim MENTE). A mente significa o intelecto, o pensamento, um entendimento, o espírito, a imaginação, uma vontade, uma disposição, uma intenção, um desígnio (por exemplo: a mente de um artista, acolher de má mente um projeto, era sua mente não ceder...).


A palavra mente de origem latina, é usada nos dia de hoje em substituição à psique, que é de origem grega, porém muitos profissionais ainda a utilizam como sinônimo de mente.


No campo da psicologia, mente vem a ser um sistema total dos processos mentais ou atividades psíquicas de um indivíduo, e não acarreta implicações de ordem metafísica sobre a essência ou natureza do sistema, e limita-se a destacar as relações entre os fenômenos, tal como se definem através de certos atos e certos comportamentos, porém com qualidades particulares. Ou seja, mentais, que os distinguem, de certo modo, dos outros processos notadamente fisiológicos.


Mente nada mais é do que, pois, a soma total das estruturas mentais (permanentes e hipotéticas) às quais se atribuiu algumas propriedades que explicam, ou pelo menos tentam explicar os fenômenos e processos do comportamento humano do indivíduo; e quer tais processos estejam ou não relacionados a determinantes somáticas.


Podemos afirmar que a mente é esse notável e sofisticado equipamento denominado cérebro, que possibilita ao ser humano todas as aptidões que lhe são próprias.


Segundo um sábio oriental (Rishi Râmana) a mente é apenas um conjunto de pensamentos, se cessarem este pensamento, onde estará a mente?


Para Mouni Sadhu, mente é nada mais do que a reunião, ou seja, a soma total dos pensamentos. Pensamentos já tidos e pensamentos que temos e os que virão, e os que continuarão a existir mesmo após a morte.


É interessante notar que a maioria dos vultos geniais que a História registra teve pais obscuros e ou medíocres, como Sócrates, Bacon, Copérnico, Kepler, Spinoza, Locke, e outros tantos.


Para muitos estudiosos a mente existe sem o cérebro físico (que tem cem bilhões de neurônios, ou seja, células cerebrais),mas este não existe sem a mente



Para C.G.Jung são quatro as funções primárias do ser humano, como sejam:


1.o pensamento,
2.o sentimento,
3. A intuição e
4 a sensação. (estas fluem em nossas mentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário