quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Influência da Religião

A Influência da Religião

A perpetuação das diversas religiões, em todo o mundo, é prova suficiente da tentativa do homem para influenciar o comportamento social a caminhar na direção certa. A Religião constitui uma forma de disciplina social. Contudo o homem, para obedecer aos 10 mandamentos, necessita mais do que a promessa da imortalidade. A despeito da sua fé na Divina Providência, ele continua cometendo crimes contra a Humanidade. Constatamos a evidência destes fatos todos os dias.
Os psiquiatras acreditam ter encontrado a razão da importância da Religião que, por si só, não pode impedir as guerras e mui¬to menos curar as perturbações mentais do indivíduo.

A Necessidade de Entender o Inconsciente
Até 50 anos atrás, pouco se sabia a respeito da parte negativa da natureza do homem. A Psicanálise descobriu que a solução do enigma do comportamento humano não reside no estudo que o homem executa e nem na tentativa de convencê-la de que é compensador ser bom. Reside apenas no desejo de fazê-lo entender o porquê do seu comportamento.
Hoje em dia, a grande maioria está convencida de que o comportamento anormal é uma doença da mente - uma doença da personalidade. Tanto é assim que a Religião se está voltando para a Psiquiatria em busca de auxílio. Os sucessos dos livros "The Power of the Positive Thinking" (O Poder do Pensamento Positivo), de Norman Vicent Peale e "Peace of Mind" (Paz de Espírito), de Joshua Liebman, são provas de um desejo do público para entender mais profunda e psicologicamente nossos conflitos emocionais, além de uma necessidade que tem este mesmo público de sentir• um conforto espiritual através do perdão.

As Três Partes da Mente

Precisamos avaliar corretamente a natureza dos nossos instintos e apetites básicos, a fim de que, melhor equipados, possamos controlá-los. O mundo, neste particular, está em débito para com Sigmund Freud, o descobridor da Psicanálise, em virtude de ter sido ele o primeiro homem a passar a mente humana pelos raios-X com êxito, descrevendo seus complicados trabalhos.
De acordo com sua teoria a mente está dividida em três partes;
1. O inconsciente
2. O Consciente
3. A Consciência
Freud deu a estas três partes da mente nomes técnicos específicos, chamando o Inconsciente de Id; o Consciente de Ego e a Consciência de Superego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário