quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Faça as pessoas se sentirem importantes


“Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes”.Gilbert Keith Chestenton


Para ser uma pessoa sedutora, faça com que todos se sintam grandes. Cumprimente, dê atenção e fale com as pessoas, não importa sua classe social, profissão, credo religioso, raça, etnia, preferência sexual ou aparência física. Mesmo que você seja o CEO de uma grande organização, cumprimente e fale com o porteiro do prédio, a copeira, o garçom, o operário e o contínuo. Demonstre que você se preocupa com eles. Faça com que todos se sintam importantes


Tenha também o hábito de dizer: por favor, obrigado e agradecer as coisas que as outras pessoas lhe fazem, mesmo coisas que estão implícitas que sejam obrigações delas. Um agradecimento mostra gratidão e apreço pelo próximo. É interessante notar que temos a tendência de negligenciar esses pequenos e importantes mimos com as pessoas que nos são mais caras e com quem convivemos mais intimamente. Toda vez que uma pessoa querida lhe fizer um favor, agradeça. Toda vez que ela fizer por merecer, elogie. Vá registrando esses acontecimentos num caderno. Quando tiver dez registros positivos, escreva uma carta carinhosa para esta pessoa, cheia de elogios e agradecimentos, rememorando cada um desses fatos e dizendo por que você a ama tanto. Deixe a carta num lugar visível antes de sair para o trabalho. Depois nos conte os resultados...


Evite a tendência de querer aparecer demais, de demonstrar ser superior, de querer controlar tudo, de ser mais inteligente ou mais capaz que os outros. Essa demonstração explícita de conhecimento, poder e de autopromoção cria uma imagem de ser uma pessoa megalomaníaca, egocêntrica, arrogante e insegura, com enorme necessidade de auto-afirmação, alem de ser extremamente antipática.


Ontem a noite assisti ao programa final de O Aprendiz II. Mais uma vez ficou patente a importância daquilo que Daniel Goleman chamou de inteligência emocional. Mais um fato real que comprova que o sucesso pessoal e profissional das pessoas que ocupam os cargos mais importantes nas organizações se deve, na maior parte, à sua habilidade em interagir, influenciar, convencer, dirigir e liderar pessoas, criando um ambiente onde todos se sintam bem e valorizados. Mais uma vez ficou comprovado que nem sempre o mais preparado tecnicamente, o que tem a melhor capacidade de realização é o que tem mais sucesso.


Tatiana foi a candidata que obteve os melhores resultados. Venceu todas as tarefas em que foi a líder. Impressiona a sua pró-atividade, a sua capacidade de passar por cima de tudo e de todos como um trator para atingir os seus objetivos. Porém, seu estilo de liderança deixava as pessoas com quem trabalhava constrangidas e ressentidas. Não criava a empatia e nem motivava as pessoas a darem o máximo de si. Na tarefa final, teve até participante que ela escolheu para sua equipe que estava torcendo para o outro líder ser o vencedor. Toda a capacidade de realização de Tatiana não foi o suficiente para torna-la vencedora. Venceu o candidato que não foi tão brilhante nos resultados quando foi líder. Venceu o Porcel que demonstrou possuir maior preocupação com as pessoas, uma pessoa bem humorada, com bastante carisma, que sabia tratar bem as pessoas, que delegava sem pressionar demais, que confiava e ouvia as pessoas, enfim, que fazia com que todos se sentissem grandes. Reflita bem sobre essas particularidades


Lembre-se de que as pessoas vão gostar mais de você pelo seu bom senso em valorizar e fazer as pessoas se sentirem emocionalmente compreendidas e correspondidas em suas necessidades de reconhecimento e de auto-afirmação e não pela sua demonstração de conhecimento e de inteligência.

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