sexta-feira, 26 de agosto de 2011

pnl

Como passar uma postura de segurança, absorver mais conhecimentos, saber usar o tempo, traçar estratégias para alcançar resultados? Tudo isso é possível através do uso de técnicas da programação neurolingüística (PNL).
Criada há cerca de 30 anos pelo pesquisador californiano Richard Bandler e o professor de lingüística John Grinder, a programação neurolingüística foi desenvolvida com base no trabalho de Milton Erickson, médico, psicólogo e um dos maiores hipnoterapeutas da história.
Em pouco tempo, a PNL se expandiu para além do campo da comunicação e da terapia. Começou a ser utilizada na aprendizagem, em saúde, criatividade, liderança, gerenciamento, vendas, consultoria e no treinamento em empresas. Dos EUA, ganhou praticamente todo o mundo todo.
"Hoje, a PNL é aplicável em qualquer campo onde haja a interação humana"

Basicamente, a neurolingüística é o estudo da estrutura da experiência subjetiva que estuda os padrões ("programação") criados pela interação entre o cérebro ("neuro"), a linguagem ("lingüística") e o corpo.

"A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer funcionar"

Como funciona a PNL
A PNL ensina que cada pessoa tem sua própria maneira para aprender. Quando o professor percebe o estilo de aprendizagem do aluno, ele pode apresentar a matéria de uma maneira que torne a aprendizagem mais fácil.

"O conhecimento do estilo preferencial de uma pessoa nos permite apresentar a informação no canal (visual, auditivo, cinestésico) que a pessoa usa mais e, assim, ela absorverá a informação com mais facilidade", resumiu o especialista.
- As pessoas que têm o sistema visual como preferencial usam mais predicativos (verbos, adjetivos e advérbios visuais) e, além disso, olham muito para cima ao pensar e raciocinar.
- Quem usa como sistema preferencial o canal auditivo, além de usar mais predicativos auditivos, movimenta os olhos mais na linha horizontal quando estão pensando.
- Os de preferência cinestésica, além de usar predicativos cinestésicos, falam mais devagar, num tom mais para grave e olham mais para baixo e para direita.
A ativação e uso de mais de um canal preferencial durante as atividades de aprendizagem facilitam e aceleram o aprendizado e promovem melhor retenção das informações. "Quanto mais canais sensoriais são utilizados, mais ativação cerebral acontece. Com isso, você pode aprender melhor", explicou Sandro Pereira.

Passo a passo para o sucesso
Apesar dos objetivos comuns, não existe um método único para se chegar aos resultados prometidos pela PNL. De acordo com o especilista, cada caso é um caso. "Os diferentes modelos aplicados dentro da neurolinguística resultam na combinação de diferentes fatores"

De forma prática, a neurolingüística ajuda a descobrir quais são as estratégias pessoais de motivação, qual a seqüência de passos a serem seguidos e como levantar os recursos necessários para cumpri-los. Tais estratégias são uma série de ações que os indivíduos traçam e que os ajudam a alcançar os resultados almejados.
"A linguagem do cérebro interfere na linguagem corporal. Um pensamento firme e otimista gera uma postura segura. Quando falamos, o cérebro humano aplica a si o que está sendo dito. Isto aciona os nossos mecanismos internos (fisiologia) e nosso corpo segue na direção do que está sendo falado. Portanto, ao determinar um objetivo, faça-o a partir daquilo que você quer alcançar"

Gerar sincronicidade
Alcançar uma meta envolve as seguintes fases: querer, assumir que se quer, agir para alcançar, receber e agradecer. É necessário passar por todas essas fases para garantir que o ciclo tenha continuidade.
"O agradecimento seria qualquer tipo de contrapartida após ter atingido a meta: ou a gratidão, efetivamente, o cumprimento de um trato, ou um 'agir' correto. A contrapartida é fundamental para que a roda continue girando e o indivíduo atinja objetivos futuros"

A PNL ensina justamente a aliar suas técnicas com as estratégias pessoais - por exemplo, as formas de motivação de cada pessoa - aumentando-se as chances de alcançar uma meta.

Sandro Pereira lembra uma situação vivida por ele: "Certa vez, eu quis comprar um carro, mas não tive possibilidade de imediato. Então comprei adiantado o rádio do carro para me incentivar, no sentido de organizar minha vida (juntar dinheiro, por exemplo) para esta compra".

Um pouco da estratégia de motivação
O objetivo da PNL é criar e dar apoio a uma atitude positiva e a um conjunto de crenças que venham a harmonizar corpo e mente. Fazer isto não significa simplesmente usar a mente para negar ou afastar a doença ou a condição indesejada; o processo exige estratégias e ferramentas concretas e específicas.
Os cursos possuem uma estrutura com base teórica e prática que facilita o processo de ensino e aprendizagem em diversos níveis. Nosso foco é incentivar o aluno a praticar as técnicas que são ministradas durante as aulas e usamos como lema: "Ouse fazer e o poder lhe será dado".
Não ao "não" - O cérebro humano não registra o "não". Esta palavra só existe na linguagem e não na experiência. Por isso a importância de se pensar no que "se quer" ao invés de no que "não se quer".
Ação! - Pensamento positivo apenas não basta. A neurolingüística recomenda a "atitude mental positiva", que seria o pensamento positivo seguido de uma ação em prol daquilo que se quer.
Dê tempo ao tempo - Entre onde se está e aonde se quer chegar há um intervalo de tempo que deve ser respeitado, a fim de evitar ansiedade e frustrações. A PNL ensina ainda a utilizar o tempo de forma frutífera para propósito de cada indivíduo. Além de identificar em que aspectos de sua vida o indivíduo está desperdiçando tempo.

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